O LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – é um documento essencial previsto na Lei nº 8.213/91, artigo 58, voltado para a comprovação da exposição do trabalhador a agentes nocivos que justificam o direito à aposentadoria especial junto ao INSS.
O LTCAT tem como principal objetivo avaliar se há exposição contínua e permanente a agentes insalubres ou perigosos (químicos, físicos e biológicos) no ambiente de trabalho. Caso a exposição ultrapasse os limites definidos pela legislação, o trabalhador pode ter direito à aposentadoria especial.
Identificação da empresa e do setor avaliado
Descrição das atividades dos trabalhadores
Agentes nocivos presentes e suas concentrações
Equipamentos de proteção utilizados
Resultados das medições ambientais
Conclusão quanto ao enquadramento ou não para aposentadoria especial
Somente Engenheiros de Segurança do Trabalho ou Médicos do Trabalho estão habilitados a elaborar o LTCAT. Ele deve ser atualizado sempre que houver alterações nos processos, equipamentos ou layout da empresa.
LTCAT: usado para fins previdenciários (INSS e aposentadoria)
Laudo de Insalubridade/Periculosidade: usado para fins trabalhistas (pagamento de adicionais)
Manter o LTCAT atualizado é uma obrigação legal, e sua ausência pode gerar problemas fiscais, previdenciários e trabalhistas, além de prejudicar os direitos dos trabalhadores.
Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.
(11) 93455-2912
Contato@acessosegehs.com.br
Segurança em primeiro lugar: Sua empresa em boas mãos com nossos laudos, treinamentos
(11) 93455-2912
Contato@acessosegehs.com.br
Geralmente responde em minutos
Alguma dúvida relacionada aos nossos serviços?
🟢 Online | Analista